– THERM4SKIN – Bem-Estar Sem Pausa

Designação do projeto| THERM4SKIN – Bem-Estar Sem Pausa

Categoria do projeto| Projetos-Piloto Inovadores

Região de intervenção| Norte

Entidades beneficiárias| GEMC – Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, E.M. S.A. , AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB), UCP – CBQF – Universidade Católica Portuguesa, Centro de Biotecnologia e Química Fina

Data de início| 04-09-2023

Data de conclusão| 31-08-2026

Investimento total| 197 226,00 €

Apoio financeiro| 147 920,00 €

Entidades financiadoras| BPI – Fundação La Caixa / Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT

Equipa AquaValor| Maria José Alves (PI) / Ramiro Gonçalves (Investigador) / Cátia Fidalgo (Investigadora) / Daniela Correia (Investigadora) / Eduardo Lage (Investigador) / Pedro Moreira (Investigador) / José Santos (Investigador)

Descrição do Projeto

O projeto “Therm4Skin – Bem-estar sem pausa” propõe avaliar e validar as propriedades bioativas a nível cutâneo e capilar da água termal de Chaves com o intuito de promover o bem-estar em mulheres no período de peri ou menopausa, através do desenvolvimento de novos produtos dermocosméticos. As formulações a desenvolver serão mais sustentáveis comparativamente a produtos dermocosméticos existentes no mercado e permitirão alargar/enriquecer a linha de cosmética já existente nas Termas de Chaves. O projeto pretende assim valorizar este produto endógeno (a água termal) da região do Alto-Tâmega através de formulações sustentáveis inovadoras (água micelar e um produto capilar), direcionados para uma faixa etária específica (nicho de mercado). Os produtos dermocosméticos serão testados e prototipados em ambiente industrial. Em suma, o projeto promoverá a sustentabilidade e a valorização científica e económica de ativos naturais locais.

Principais Resultados (esperados)

O projeto Therm4Skin terá como principal resultado/output o desenvolvimento de uma linha de produtos dermocosméticos multifuncionais sustentáveis cutâneos e capilares (água micelar e produto capilar) à base da água termal de Chaves. Estes produtos dermocosméticos direcionam-se a mulheres numa faixa etária específica, entre 36-55 anos (peri e menopáusicas), com a finalidade de promover o bem-estar face a alterações na pele e cabelo, sintomatologias associadas a este processo biológico natural na vida de uma mulher. Este output permitirá uma gestão eficiente e sustentável, e o aproveitamento de um recurso hídrico endógeno da região do Alto-Tâmega, bem como a sua valorização e dos seus efeitos terapêuticos e dermocosméticos. Resultará ainda em desenvolvimentos científicos significativos e na respetiva transferência para o mercado, o que permitirá o estudo pós-projeto de novos produtos dermocosméticos com novas aplicações, promovendo o uso deste recurso natural e o desenvolvimento da economia regional.


Cofinanciado por:

Partilhar:
Back to top