A AquaSummer School, iniciativa desenvolvida no contexto do AquaValor, em parceria com o IPB, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e o Município de Chaves, decorreu em Chaves com o principal objetivo de promover a aquisição de conhecimentos relativos à agua entre os jovens do ensino secundário. Ao longo de uma semana, cerca de 30 jovens participaram em atividades laboratoriais, pedagógicas, lúdicas e culturais.

Esta Escola de Verão que teve as suas atividades a serem realizadas nas instalações do AquaValor, nomeadamente nos seus vários laboratórios de I&D, possibilitou também que os participantes pudessem ficar a conhecer a cidade termal de Chaves, bem como terem contacto com todo o conjunto de potencialidades culturais, económicas e turísticas que este concelho tem para oferecer.

Em termos científicos, o programa abordou a temática da água de forma multidisciplinar, promovendo em paralelo atividades de ensino não formal e experimentação, que foram sempre acompanhadas pelos investigadores do AquaValor. O nível de especialização desta equipa em muito contribuiu para que a Aqua Summer School fosse não só um sucesso, mas que fosse em simultâneo uma ação de estímulo à transferência de conhecimento nas áreas científicas da química clássica, microbiologia, metais pesados, e da própria água termal.