Inauguração do Canto Bio no Alto Tâmega e Barroso

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) inaugurou, no dia 24 de agosto, o “Canto do Bio” no Mercado Municipal de Chaves, um espaço que nasce no âmbito da Bio Região do Alto Tâmega e Barroso.

O Mercado Municipal flaviense conta agora com mais um stand de venda de produtos todas as quartas-feiras de manhã. O “Canto do Bio” foi inaugurado no passado dia 24 de agosto e neste estão disponíveis vários produtos da região do Alto Tâmega e Barroso certificados com o modo de produção biológica.

“Na CIMAT podemos trabalhar sempre em três dimensões: numa dimensão de capacitação, ou seja, é necessário que cada vez mais consigamos passar para os nossos agricultores formas de poder desenvolver o seu produto e que este tenha uma boa qualidade, porque isso vai permitir-lhes gerar maior rendimento na venda; numa dimensão de organização do setor, e isso tem sido feito através desta nossa Bio Região que constitui os seis municípios do Alto Tâmega e Barroso; e, depois, na promoção. E esta última faz-se assim, estando presente nos mercados de uma forma organizada, podendo deste modo chegar ao público”, realçou Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT e Diretor Executivo do AquaValor, acrescentando que “o propósito da região é a valorização de tudo o que é endógeno e conseguimos semear este mesmo propósito valorizando os produtores e os produtos”.

De acordo com Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves e membro da Direção do AquaValor, “este é o primeiro espaço de agricultura biológica localizado no Mercado Municipal. E, portanto, queremos aqui dar espaço e possibilidade de crescimento àquela que é uma das áreas emergentes da agricultura: a produção biológica. Queremos aqui criar um espaço de ligação direta para que os produtores de produtos biológicos do Alto Tâmega possam ter uma experiência de venda direta e possam também aproveitar para sensibilizar outras pessoas para este modo de produção”.

 

in CIMAT – Notícias