– Members

Licenciado em Gestão pela Universidade Internacional. Atualmente exerce as funções de Técnico de Inovação na AquaValor.

A sua experiência profissional foi adquirida ao longo de vários anos como Técnico Superior e Secretário-Geral da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), onde desempenhou várias funções na gestão, designadamente, nas áreas, da tesouraria, financeira e da contabilidade, quer da instituição quer em projetos em execução da própria associação ou de projetos das empresas associadas. A experiência também se estende ao apoio na elaboração e acompanhamento de candidaturas de projetos co-financiados e na sua coordenação bem como na representação institucional da instituição no expediente corrente e em outras atividades diversas.

 

 

 

 

Principais Competências

  • Gestão financeira e acompanhamento de projetos
  • Gestão financeira da atividade da instituição
  • Apoio na elaboração de candidaturas a projetos co-financiados
  • Gestão administrativa e acompanhamento de projetos
  • Controlo de tesouraria e interligação com a contabilidade
  • Contabilista Certificado
  • Formador Certificado

António Manuel Teixeira Botelho é um profissional altamente qualificado, com formação académica em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Além de sua formação acadêmica, António acumula vasta experiência prática em um laboratório acreditado, onde desenvolveu habilidades diversificadas e aprofundadas em diversas áreas da química e biologia. No campo da química clássica, adquiriu competência em técnicas tradicionais de análise, essenciais para a compreensão de processos químicos fundamentais. Sua experiência em microbiologia inclui a execução de procedimentos microbiológicos rigorosos e a manipulação de culturas.

António também se destaca por sua expertise em amostragem, habilidade crucial para garantir a precisão e a representatividade dos dados laboratoriais. Possui uma forte ênfase em técnicas avançadas de absorção atómica e cromatografia, métodos essenciais para a análise detalhada de compostos químicos e a determinação de suas propriedades.

 

Principais Competências

  • Técnico de Amostragem
  • Técnico de Absorção Atómica
  • Técnico de Cromatografia

Luís Pinto, licenciado em Biologia – Ramo Científico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestre em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e possui Doutoramento Europeu em Genética Molecular Comparativa e Tecnológica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Durante o seu percurso desenvolveu vários trabalhos de investigação nas áreas da microbiologia, genómica e proteómica, onde trabalhou na aplicação de ferramentas ómicas ao estudo da resistência a antibióticos em bactérias de origem clínica. Colaborou em vários projetos de investigação, sendo autor/(co)autor de 31 artigos, 3 capítulos de livros, várias comunicações orais e em formato de poster em congressos nacionais e internacionais. Desenvolveu parte da atividade profissional na elaboração e execução de projetos de IDT co-financiados a nível nacional e internacional, juntamente com empresas e entidades não empresariais do Sistema de I&I.

Atualmente desempenha funções no AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB), como investigador auxiliar.

 

Principais Competências

  • Colaboração na elaboração de propostas para clientes e no âmbito de projetos cofinanciados
  • Execução de projetos e serviços de investigação e inovação

Licenciado em Ciências de Engenharia Eletrotécnica e de Computatores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e atualmente frequenta o curso Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores também na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro estando a desenvolver, no âmbito da sua dissertação de Mestrado, um sistema de caracterização de odores e índice de IAQ(Indoor Air Quality) com base na concentração de gases voláteis.

Durante o seu percurso académico colaborou em dois projetos de R&D e I&D nomeadamente no projeto “Easy Ride R&D Programme: Project P20 (Bosch Car Multimedia Portugal SA & Universidade do Minho)” e o “Projeto de I&D Projeto Continental FoF: POCI-01-0247-FEDER-047512”, este último como Bolseiro de Investigação.

Atualmente no AquaValor desempenha funções de bolseiro de investigação no projeto GIAHS 4.0, estando envolvido na projeção, arquitetura e desenvolvimento de um sistema de monitorização da qualidade ambiental da região do Barroso GIAHS.

 

Principais Competências

  • Desenvolvimento de sistemas IOT
  • Planeamento e arquitetura de sistemas de comunicação
  • Desenvolvimento de plataformas de análises de dados

Sofia Carvalho, Licenciada em Química Aplicada, com uma Pós-graduação em Ciências do Ambiente – Qualidade Ambiental, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Minho. Desenvolveu técnicas e processos de tratamentos no âmbito da qualidade da água e efluentes na empresa Águas de Carvalhelhos, SA. Analisou projetos de ETA´s e ETAR´s no que se refere à componente do processo de tratamento preconizado, nas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro – Águas de Portugal. Foi docente da disciplina de Físico-Química no ensino regular, por mais de uma década. Orientadora da iniciativa “Portas Abertas” pela Faculdade de Ciências da Universidade do Minho. Participou num projeto de investigação, como bolseira do Município de Chaves que visava futuras aplicações de águas termais na terapia e cosmética dermatológica.
Atualmente desempenha funções na AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, como técnica de inovação e analista da Química Clássica.

 

 

Principais Competências

  • Técnica de Inovação
  • Analista da Química Clássica
Back to top