– Members

Licenciado em Ciências de Engenharia Eletrotécnica e de Computatores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e atualmente frequenta o curso Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores também na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro estando a desenvolver, no âmbito da sua dissertação de Mestrado, um sistema de caracterização de odores e índice de IAQ(Indoor Air Quality) com base na concentração de gases voláteis.

Durante o seu percurso académico colaborou em dois projetos de R&D e I&D nomeadamente no projeto “Easy Ride R&D Programme: Project P20 (Bosch Car Multimedia Portugal SA & Universidade do Minho)” e o “Projeto de I&D Projeto Continental FoF: POCI-01-0247-FEDER-047512”, este último como Bolseiro de Investigação.

Atualmente no AquaValor desempenha funções de bolseiro de investigação no projeto GIAHS 4.0, estando envolvido na projeção, arquitetura e desenvolvimento de um sistema de monitorização da qualidade ambiental da região do Barroso GIAHS.

 

Principais Competências

  • Desenvolvimento de sistemas IOT
  • Planeamento e arquitetura de sistemas de comunicação
  • Desenvolvimento de plataformas de análises de dados

Sofia Carvalho, Licenciada em Química Aplicada, com uma Pós-graduação em Ciências do Ambiente – Qualidade Ambiental, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Minho. Desenvolveu técnicas e processos de tratamentos no âmbito da qualidade da água e efluentes na empresa Águas de Carvalhelhos, SA. Analisou projetos de ETA´s e ETAR´s no que se refere à componente do processo de tratamento preconizado, nas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro – Águas de Portugal. Foi docente da disciplina de Físico-Química no ensino regular, por mais de uma década. Orientadora da iniciativa “Portas Abertas” pela Faculdade de Ciências da Universidade do Minho. Participou num projeto de investigação, como bolseira do Município de Chaves que visava futuras aplicações de águas termais na terapia e cosmética dermatológica.
Atualmente desempenha funções na AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, como técnica de inovação e analista da Química Clássica.

 

 

Principais Competências

  • Técnica de Inovação
  • Analista da Química Clássica

Cátia Palito, Licenciada em Genética e Biotecnologia e Mestre em Bioquímica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na Licenciatura desenvolveu uma monografia com o tema “Parâmetros bioquímicos para avaliação de dislipidemias” e no Mestrado uma dissertação intitulada de “Efeito dos glucosinolatos no stresse oxidativo em isolados de Candida albicans”.
Após o percurso académico, realizou um estágio voluntário no serviço de patologia clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – Chaves.
Posteriormente ingressou numa bolsa de investigação, no departamento de Química – Universidade de Coimbra, onde desenvolveu técnicas de imobilização de Nannochloropsis sp numa matriz polimérica com o objetivo de biorremediação de águas, onde recorreu a técnicas como HPLC. Na universidade de Aveiro, no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), noutra bolsa de investigação, participou no projeto LIFE No_Waste, onde executou análises de solos – química clássica e química instrumental (ICP-MS).
Por fim, desenvolveu um projeto para uma bolsa de investigação do município de Chaves, sobre o estudo de propriedades bioativas das águas minerais naturais das Termas de Chaves. Neste percurso profissional é coautora de 4 artigos científicos, autora e coautora de 2 capítulos de livro.
Atualmente, técnica de investigação e desempenha funções no AquaValor como analista da Microbiologia.

Professor Adjunto no IPB e diretor do Mestrado em Marketing Turístico da EsACT-IPB. É ainda Professor visitante da ISM – University of Management and Economics em Vilnius, Lituânia. Ao longo da sua carreira de investigação publicou 7 capítulos em livros nacionais ou internacionais; é autor/co-autor de 8 artigos científicos publicados em periódicos com arbitragem científica e autor/co-autor de 16 artigos científicos publicados em atas de congressos nacionais ou internacionais. Participou em 6 projetos de investigação internacionais e nacionais.

Professora Coordenadora no IPB. É Coordenadora Científica da Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG). É Diretora e Presidente da Comissão Técnico-Científica do Mestrado em Gestão das Organizações. Ao longo da sua atividade de investigação conta com a publicação de 1 livro e com mais de 200 publicações científicas internacionais, publicadas em capítulos de livros, revistas científicas e atas de congressos científicos com arbitragem científica. Da sua atividade científica salienta-se, ainda, a participação em 16 projetos de I&D nacionais e internacionais (7 como investigadora responsável). Ganhou 10 prémios de reconhecimento de mérito científico (Best award scientific paper em Turismo, Marketing e Estratégia, Análise Regional e Gestão Organizacional). Co-Editora das Revistas Eastern European Business and Economics Journal, Journal of Management and Marketing, Journal of Tourism Management Research, e The International Journal of Management Science and Information Technology.

Back to top