A presente semana marcou o arranque dos Laboratórios Criativos, no âmbito do projeto Alto Tâmega – Turismo 4.0, com dois Webinars digitais que decorreram nos dias 7 (segunda-feira) e 9 (quarta-feira), com a presença de cerca de 100 participantes.

 

Estas primeiras sessões digitais, de uma forma geral, tiveram como pressuposto o lançamento das bases metodológicas e teóricas para as ações presenciais que decorrerão nos seis concelhos do Alto Tâmega e Barroso, durante as próximas quatro semanas.

 

A webinar do dia 7 de novembro teve como temática as “Novas tendências para o negócio turístico – processos de cocriação de produtos turísticos”, com a intervenção de Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), acompanhado pelo restante painel de oradores composto por Fernando Completo (Upstream Portugal | ESHTE), Francisco Banha (Gesventur), Joana Rocha (Portugal Ventures) e Nuno Gustavo (ESHTE).

 

Já no dia 9 de novembro, a webinar contou com o conhecimento dos oradores convidados: Catherine de Freitas (Upstream Portugal), Marco Gouveia e Hugo Francisco (Portugal-Green-Travel), para abordar as “Estratégias, Problemas e Práticas da Comunicação e Promoção Turística).

 

A metodologia de implementação dos Laboratórios Criativos assenta em dois modelos de intervenção, com momentos de trabalho online e sessões de trabalho presenciais, ao longo das quais serão trabalhados de forma transversal, os produtos turísticos identificados no Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega: Património e Arte, Montanhas e Rios, Aldeias e Tradições, Estradas de Paisagem, Termas e SPA, Desporto e Aventura e Gastronomia, Água e Vinhos.

 

Na próxima semana dá-se início ao 1º ciclo das sessões presencias dos Laboratórios Criativos que têm a seguinte calendarização:

  • 14 novembro (10h00 – 13h00) – Boticas: “Rios & Montanhas” | Biblioteca Municipal de Boticas (R. do Município)
  • 15 novembro (10h00 – 13h00) – Chaves: “Gastronomia, Águas e Vinhos” | Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves (Lg. da Estação, Chaves)
  • 16 novembro (10h00 – 13h00) – Montalegre: “Aldeias e Tradições” | Ecomuseu de Barros – Espaço Padre Fontes (Terreiro Açougue 5)
  • 21 novembro (10h00 – 13h00) – Ribeira de Pena: “História e Arte” | Sala do Museu da Escola / Posto de Turismo (R. Manuel José de Carvalho, nº 14)
  • 22 novembro (10h00 – 13h00) – Valpaços: “Aldeias e Tradições” | Casa do Vinho (Av. Eng.º Luís de Castro Saraiva)
  • 23 novembro (10h00 – 13h00) – Vila Pouca de Aguiar: “Rios e Montanhas” | Sala Polivalente/Auditório – Biblioteca Municipal (R. Dr. Carlos Alberto Sousa)

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Link inscrição: https://forms.gle/nCxps2qWNUJUGsR88

O objetivo central dos Laboratórios Criativos é idealizar, definir e construir de forma colaborativa uma nova oferta turística composta (multioperador) para o Alto Tâmega e Barroso, envolvendo os operadores e interlocutores turísticos da região.

 

O projeto Alto Tâmega – Turismo 4.0 (NORTE-02-0853-FEDER-037651) é uma iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (AquaValor) e da Associação Empresarial do Corgo (AECorgo).

 

Cofinanciado por:

FEDER