Cátia Fidalgo

Cátia Fidalgo, licenciada em Engenharia Biomédica em 2010 pelo Instituto Politécnico de Bragança e mestre em Engenharia Biomédica em 2012 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorada em 2017 em Ciências Médicas, Clínicas e Experimentais na área de Ciências Cardiovasculares pela Universidade de Pádua (Itália), no âmbito de um projeto Europeu Marie Curie intitulado TECAS (“Tissue Engeneering Solutions for Cardiovascular Surgery” – Soluções de Engenharia de Tecidos para Cirurgia Cardiovascular).

Autora de 10 artigos em revistas científicas com revisão e de vários posters/apresentações orais apresentados em congressos nacionais e internacionais. Integrou vários projetos de investigação ao longo da sua carreira científica, que iniciaram com uma bolsa de iniciação científica, passando por uma bolsa Europeia Marie Curie, bolsas de pós-doutoramento e tendo uma posição de Investigador Júnior em 2020. Trabalhou principalmente em projetos nas áreas de Ciências Médicas e Microbiologia, com foco em Biotecnologia Médica, Biomateriais, Esterilização e Sequenciação.

Na sua atividade científica e profissional interagiu com 29 colaboradores e coautores de artigos científicos, participando também na orientação de alunos. O contributo para a equipa de investigação no AquaValor será focado em várias áreas de Microbiologia, o estudo do hidrogenoma de águas minerais naturais e no desenvolvimento de produtos inovadores relacionados com a água mineral natural. Atualmente é Responsável Técnica da Microbiologia, onde tem efetuado a validação para a acreditação de vários parâmetros, segundo as Normas e Regulamentos em vigor.

 

Principais Competências

  • Responsável técnica da área da microbiologia
  • Investigação e desenvolvimento de produtos inovadores relacionados com água mineral natural
  • Capacidade de desenvolvimento de projetos de inovação e investigação com empresas do sector