Licenciado em Química pela Universidade de Évora, com estágio curricular em Síntese Química e tendo como tema de dissertação a Síntese de Novos Derivados de Coumarinas” recorrendo a reações de Heck e de Baylis-Hillman. Pós-graduação em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e sócio efetivo da Sociedade Portuguesa de Química.

Trabalhou durante 14 anos no Laboratório Regional de Trás-os-Montes (LRTM), um laboratório direcionado para a análise de diversas matrizes de águas e acreditado pelo IPAC segundo a ISO 17025. No LRTM desempenhou funções como Analista Químico, Responsável Técnico da Química Clássica e Responsável Técnico da Cromatografia.

No seu percurso profissional acumulou experiência em diversas técnicas analíticas como a fotometria, a termometria, a turbidimetria, a condutivimetria, a gravimetria, a volumetria, a espectrometria de absorção molecular, a espectrometria de absorção atómica, a cromatografia gasosa (SPME-GC-ECD) e a cromatografia líquida (SBSE-HPLC-FLD). Participou em mais de 30 auditorias tendo como base a acreditação pelo IPAC segundo a norma da qualidade ISO 17025, adquirindo uma vasta experiência em validação, implementação e acreditação de métodos nas secções da química clássica, cromatografia e amostragem. As funções como analista químico permitiram também um profundo conhecimento em análises de compostos orgânicos e inorgânicos em várias matrizes de águas.

Atualmente desempenha funções no AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, como Responsável Técnico da Química Clássica. Contributo para o projeto: desempenha um papel importante na acreditação do laboratório pelo IPAC tendo como base a norma da qualidade ISO 17025 objetivando os ensaios físico-químicos em diversas matrizes de águas de acordo com a legislação aplicável em vigor.

 

Principais Competências

  • Vasta experiência como químico e como responsável técnico (nas secções da química clássica e cromatografia) em laboratório acreditado segundo a norma da qualidade ISO 17025.
  • Desenvolvimento, implementação e validação de metodologias de ensaio utilizadas na caracterização de parâmetros físico-químicos, orgânicos e inorgânicos em diferentes matrizes de água.
  • Sólida experiência na caraterização de diversos parâmetros em diferentes produtos de água, segundo a respetiva legislação aplicável.