– Alto Tâmega – Turismo 4.0

Designação do projeto| Alto Tâmega Turismo 4.0

Código do projeto| NORTE-02-0853-FEDER-037651

Objetivo principal| Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção| NORTE

Entidades beneficiárias| 515134465 – AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (Coordenadora) | 510957579 – CIMAT – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega | 510893678 – AECORGO – Associação Empresarial do Corgo

Data de aprovação| 04-03-2021

Data de início| 01/09/2021

Data de conclusão| 31/12/2022

Investimento total| 298 091,58 €

Custo total elegível| 298 091,58 €

Apoio financeiro da União Europeia| FEDER – 253 377,84 €

Descrição do Projeto

O Turismo é um dos setores críticos para o desenvolvimento nacional e a região do Alto Tâmega é mais um exemplo disso mesmo. O objetivo central do projeto é o reforço da capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, estimulando-as para o desenvolvimento de práticas de gestão sustentáveis e inovadoras, nas suas dimensões ambientais, sociais e económicas, com especial incidência em atividades enquadradas nos domínios de especialização inteligente – RIS3 da Região Norte. O projeto visa estimular as referidas entidades ao desenvolvimento colaborativo e em parceria de atividades e projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento de novos bens e serviços que levem a um aumento da competitividade e capacidade de criação de valor, promovendo um crescimento inteligente e sustentável. Este projeto, está alinhado com as estratégias de desenvolvimento para os territórios de baixa densidade, com especial incidência no apoio às PME com vista ao incremento de ganhos de competitividade assentes nos recursos endógenos do território. Sendo o Turismo é um dos setores críticos para o desenvolvimento do Alto Tâmega, este projeto visa: a) capacitar os operadores turísticos para poderem dar resposta aos desafios futuro do Turismo sempre em permanente alinhamento com a estratégia regional para o setor; b) Reajustar a plataforma visitaltotamega.com; e c) Potenciar os resultados atingidos pelo atingir dos objetivos anteriores através da realização de um grande Fórum internacional.

Principais Tarefas Desenvolvidas

  • Apoio à criação de produtos turísticos compostos, baseados na utilização sustentável e de proximidade dos vários produtos endógenos da região
  • Apoio à capacitação dos operadores turísticos regionais sobre as componentes da transição digital, da criatividade, no trabalho colaborativo e fomentado por cadeias curtas, e da utilização sustentável de recursos
  • Apoio à estruturação e deployment de ações de promoção e marketing digital do setor do turismo regional

Cofinanciado por:

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