– Lançamento do projeto de Cooperação Transnacional “AQUAPRED – Sistema de controlo e prevenção de contaminantes em águas mineromedicinais através de Inteligência Artificial”

  • Home
  • Notícias
  • Lançamento do projeto de Cooperação Transnacional “AQUAPRED – Sistema de controlo e prevenção de contaminantes em águas mineromedicinais através de Inteligência Artificial”

Os parceiros do projeto “AQUAPRED – Sistema de controlo e prevenção de contaminantes em águas mineromedicinais através de Inteligência Artificial” promoveram a sua apresentação pública no passado dia 1 de fevereiro no Balneário Termal de Laias, Ourense (Espanha).

Pré-aprovado no programa SUDOE para o quadro de 2021-2027, AQUAPRED é um projeto multiterritorial, multidisciplinar e interdisciplinar no âmbito da física, medicina, farmácia, química, biologia e informática com foco na monitorização e controlo da água termal/mineromedicinal dos balneários e na previsão de contaminantes, com base na digitalização de dados em tempo real dos parâmetros fundamentais da água mineromedicinal e na análise contínua desses mesmos dados por um sistema de Inteligência Artificial.

Liderado pela Universidade de Vigo, o consórcio formado por entidades de Espanha, Portugal e França irá desenvolver um sistema baseado em Inteligência Artificial que, com base nos dados obtidos, permitirá realizar um controlo preventivo automático sobre os elementos de tratamento da água que não interfira com as suas propriedades medicinais e desenvolver um modelo de Deep Learning que permita prever a possibilidade de aparecimento de contaminantes em tais águas (como por exemplo a Legionella ou a E. coli).

Trata-se assim de aplicar tecnologias de ponta ao controlo e gestão das águas mineromedicinais nos balneários termais do espaço SUDOE, com o triplo objetivo de minimizar a possibilidade de presença de contaminantes maximizando as propriedades medicinais das águas, aumentar a base científica sobre o comportamento das águas mineromedicinais e gerar um produto exportável a todos os balneários do mundo.

O projeto AQUAPRED conta com o apoio da Agência de Turismo da Galiza (pela Área de Turismo Termal) que apoiará o desenvolvimento e divulgação dos resultados do AQUAPRED na Galiza.

Cofinanciado com fundos do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), AQUAPRED terá um orçamento de 1 871 530,38 euros. O projeto tem como beneficiários a Universidade da Corunha, a Universidade Complutense de Madrid, os Balneários de El Raposo e de Hervideros, em Espanha, o AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB) e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e o Instituto de Termalismo da Universidade de Bordéus, a Universidade de Pau e o cluster termal Aqui O Thermes, em França.

O projeto conta igualmente com a participação, como parceiros do projeto, do grupo Caldaria (Balneário de Laias) e o grupo Iberik (Balneário de Augas Santas) por parte de Espanha, e da Empresa Municipal de Equipamentos de Chaves (Termas de Chaves) e a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, por parte de Portugal.

Partilhar:
Back to top