– Da qualidade da água à saúde e bem-estar: AquaValor aprova dois projetos PROMOVE que reforçam a inovação científica na região

  • Home
  • Notícias
  • Da qualidade da água à saúde e bem-estar: AquaValor aprova dois projetos PROMOVE que reforçam a inovação científica na região

O Laboratório Colaborativo AquaValor viu recentemente aprovadas duas candidaturas no âmbito da 7.ª Edição do Concurso “PROMOVE. O Futuro do Interior”, financiado pelo BPI e Fundação “La Caixa”, que irão contribuir de forma decisiva para o avanço da investigação e desenvolvimento (I&D) aplicada aos recursos hídricos e ao bem-estar da população.

O projeto Tech4Aqua – Solução Inteligente de Monitorização e Controlo da Qualidade da Água em Reservatórios, liderado pelo AquaValor, conta com a parceria do CeDRI – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do Instituto Politécnico de Bragança, bem como dos Municípios de Boticas, Chaves e Montalegre. Previsto para decorrer entre setembro de 2025 e agosto de 2028, este projeto irá desenvolver uma solução inovadora para monitorizar e controlar a qualidade da água em tempo real, contribuindo para garantir a sua segurança para consumo humano. Através de sensores avançados, tecnologias sustentáveis e inteligência artificial, a iniciativa permitirá apoiar a gestão hídrica das autarquias e reforçar a segurança pública no acesso a água de qualidade.

Já o projeto HealthBioFit – Impacto da água termal na resposta à atividade física e na microbiota intestinal é liderado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em copromoção com o AquaValor e a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços. Com o mesmo período de execução, o HealthBioFit propõe-se desenvolver, implementar e validar um plano inovador e integrado de atividade física e hidropinia, utilizando água termal como recurso central, com vista à promoção do envelhecimento saudável. Para além de valorizar os recursos endógenos da região, o projeto terá grande impacto social, em particular junto de populações mais idosas e vulneráveis, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Estes projetos constituem um marco relevante para o avanço científico e tecnológico nos domínios da água, do termalismo e da saúde, ao mesmo tempo que reforçam a missão do AquaValor de valorizar os recursos hídricos e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Alto Tâmega e Barroso, que se afirma cada vez mais como território de referência em inovação sustentável e valorização de recursos endógenos.

O apoio do programa PROMOVE BPI La Caixa tem sido determinante para impulsionar a I&D em territórios do interior, permitindo que centros como o AquaValor transformem conhecimento científico em soluções concretas que criam valor económico, social e ambiental.

Partilhar:
Back to top